Menu
Revista ES - Economia Social
  • Home
  • atual
  • ARQUIVO
  • Estante
  • Glossário
  • Quem Somos
  • Contactos
  • Home
  • atual
  • ARQUIVO
  • Estante
  • Glossário
  • Quem Somos
  • Contactos
Imagem
SIMPLESMENTE, O 178 DE 1894
Coronel António Emídio da Silva Salgueiro
Diretor do Colégio Militar
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 
Escola de referência, de histórico e rico passado já bicentenário, o Colégio Militar orgulha-se de ser uma Casa onde muitos e muitos cidadãos portugueses foram e continuam a ser bem formados. Fiel à sua formação eclética de matriz militar, o Colégio Militar assume a singularidade de um sistema de ensino assente no desenvolvimento de um conjunto de princípios e valores à luz da identidade nacional e das virtudes militares, materializando um projeto educativo único na sociedade portuguesa, contemplando todos os ciclos do ensino básico e secundário, em regime misto e com opção de internato. De relevar a forma, também ela ímpar, como agrega gerações e gerações de Antigos Alunos que se mantêm fiéis e devotos da sua Escola, à qual dão o merecido reconhecimento público pela postura ética, muito positiva e competente como servem a sociedade nas mais diversificadas áreas profissionais.

Das Artes às Ciências, das Engenharias à Medicina, das Tecnologias ao Desporto, da Economia às Ciências Sociais, das Forças Armadas e de Segurança à Política e às Letras, com destaque para cinco antigos Presidentes da República, em todas as áreas se identificam Antigos Alunos cujas carreiras são exemplo de excelência que servem de guia a todos quantos os vão seguindo.

António Sérgio de Sousa Júnior, ou somente António Sérgio, é um deles. Antigo Aluno número 178, entrou no Colégio Militar em 1894. Detentor de uma brilhante e diversificada carreira, influenciada pelo seu pai e avô paternos, oficiais de marinha, destacou-se como ensaísta, crítico, sociólogo e filósofo. O seu principal foco de interesse e intervenção pública veio a centrar-se nas questões da educação e da pedagogia, área onde nos legou uma vastíssima obra na qual estão bem presentes os mesmos valores éticos, morais e cívicos cultivados no Colégio Militar. António Sérgio assume-se como um dos mais ilustres Antigos Alunos e um dos maiores vultos da Cultura Portuguesa do século XX.

Por ocasião da celebração do cinquentenário da sua morte, o Colégio Militar associou-se à homenagem promovida pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social tendo-se feito representar nos diferentes momentos da mesma. Em particular, refira-se a inserção nas comemorações do seu 216º Aniversário e nas atividades do III Open Day, da exposição de homenagem a António Sérgio, composta por uma vasta coleção de material bibliográfico e documental, bem ilustrativa da sua personalidade enquanto intelectual, doutrinador e político, e que foi visitada por inúmeros alunos, antigos alunos e demais convidados.

A todos eles relembrou-se o exemplo, a história de uma vida plena de dedicação e serviço à sociedade, marcada por rigorosos valores éticos e de enorme dimensão humanista. Aos atuais alunos que desde muito jovens vivem e vibram com a realidade do Colégio Militar, reforçou-se o incentivo de continuar a aprender numa cultura de exigência, disciplina e trabalho, que a todos obriga a fazer o melhor e a acreditar nos objetivos que queiram traçar.
​
As instituições não sobrevivem apenas pelas melhores recordações e feitos do passado. É verdade! O presente é fundamental e determinante para o futuro. Por isso, relembrar figuras ilustres e da dimensão do 178 de 1894, antigo aluno de uma Escola de vincados princípios e valores como é o caso do Colégio Militar, foi uma extraordinária oportunidade para que todos nós possamos vivenciar, e ter bem presente, que o futuro se constrói com ambição e com trabalho tendo como referência exemplos de notoriedade, sentido de cidadania e de responsabilidade social da envergadura de António Sérgio.
 
Maio de 2019
Revista ES n.05 ― ​maio 2019
Imagem
Rua Américo Durão, n.º 12-A, Olaias, 1900-064 Lisboa
cases@cases.pt