Menu
Revista ES - Economia Social
  • Home
  • atual
  • ARQUIVO
  • Estante
  • Glossário
  • Quem Somos
  • Contactos
  • Home
  • atual
  • ARQUIVO
  • Estante
  • Glossário
  • Quem Somos
  • Contactos
Revista ES n.08 ― ​abril 2020
PRÉMIO COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE ANTÓNIO SÉRGIO
​​2017
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 
Nota: as informações sobre pessoas, entidades, projetos, estudos aqui apresentados
​são os que existiam à data em que os prémios foram atribuídos.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 
Prémios e menções honrosas atribuídos
na CATEGORIA DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE


Prémio
Entidade: Associação Dignitude: Associação para a promoção da saúde e qualidade de vida dos portugueses
Projeto: Abem
Descrição: Este programa é uma resposta inovadora à questão social da falta de acesso aos medicamentos, agregando de uma forma inspiradora os sectores da saúde, social, empresarial e a sociedade civil. Tem como objetivo fornecer medicamentos com prescrição médica, gratuitamente, a pessoas vulneráveis, através da rede de farmácias abem (190 farmácias distribuídas pelo Porto, Viseu, Portalegre, Lisboa e Setúbal). Conta ainda com 1.734 beneficiários e cerca de 31 mil euros de comparticipação abem, sendo o financiamento feito através de fundraising, entidades públicas e privadas.

Menção Honrosa
Entidade: Cooperativa Elétrica do Vale d’Este (CEVE)
Projeto: CEVE Solidária
Descrição: Cooperativa de responsabilidade limitada que tem por objetivo a distribuição e comércio de energia elétrica em baixa tensão. Com o seu Projeto “CEVE Solidária” procura promover o bem-estar da comunidade, através da Responsabilidade Social Empresarial com intervenção social (recolha de roupa, brinquedos, alimentos e ajudas técnicas, em parceria com IPSS), cultural (mecenas de associações culturais) e educacional (doação de equipamento informático e material didático; projeto de aproximação das escolas ao mundo empresarial através da realização de palestras, bem como através de projeto de educativo de poupança de energia em escolas).

Menção Honrosa
Entidade: Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM)
Projeto: Ginástica com Todos
Descrição: Ginástica com Todos é um evento anual, criado pela AAPACDM em 2013, como um festival gímnico pioneiro em Portugal, onde ginastas com e sem deficiência convivem e demonstram as suas capacidades e destrezas rítmicas e gímnicas. Ao perceber o enorme potencial da ginástica ao nível da inclusão social e do desenvolvimento psicomotor de crianças e jovens com deficiência, a AAPACDM estabeleceu algumas parcerias estratégicas, as quais permitiram um crescimento deste evento.

Prémios e menções honrosas atribuídos
na CATEGORIA DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÃO


Prémio
Autor: Sérgio Manuel Pratas
Trabalho/estudo: Um Outro Olhar Sobre o Associativismo Popular
Descrição: Este estudo teve como objetivo apresentar o quadro legal aplicável ao associativismo popular, identificar problemas e encontrar soluções legais para esses mesmos problemas, contribuindo simultaneamente para a reflexão teórica sobre o tema, e apresentando um projeto de reforma da legislação associativa, em resposta à necessidade explicitada pela Lei de Bases da Economia Social.

Menção Honrosa
Autora: Daniela Pereira
Trabalho/estudo: Desafios à (Des)Institucionalização de Crianças e Jovens: Processos de Autonomização Pós-acolhimento Dissertação de Mestrado em Economia Social, Universidade Católica Portuguesa
Descrição: Este trabalho de investigação tem como objetivo fulcral analisar de que forma as instituições que acolhem crianças e jovens trabalham a preparação destes para a sua vida adulta e autónoma, relacionando esse processo de autonomização com os mecanismos legais ou apoios sociais existentes para jovens que, normalmente, abandonam as instituições que os acolhem, entre os 18 e os 21 anos.

Menção Honrosa
Autora: Patrícia Ávida da Cunha Costa
Trabalho/estudo: A (I)literacia no Setor Cooperativo – A Reserva de Educação e Formação Cooperativas Dissertação de Mestrado em Contabilidade e Finanças, Instituto Politécnico do Porto
Descrição: Este trabalho procurou avaliar o grau de (i)literacia no setor cooperativo português, utilizando como indicador a reserva de educação e formação cooperativas.

Menção Honrosa
Autor: Departamento de Sociologia da Universidade de Évora
Trabalho/estudo: Diagnóstico das Misericórdias do Distrito de Évora – Tendências e Perspetivas Estratégicas
Descrição: Estudo feito a convite do Secretariado Regional do Distrito de Évora com o objetivo de elaborar a caracterização institucional a nível dos Recursos Humanos, das respostas sociais existentes, dos problemas sociais a que respondem, dos constrangimentos e limitações, potencialidades, e do quadro de interações entre as Misericórdias do Distrito de Évora.

Prémios atribuídos
na CATEGORIA DE TRABALHOS ESCOLARES


Prémio
Estabelecimento de Ensino: Escola EB 23 Frei Caetano Brandão (Agrupamento de Escolas de Maximinos)
Projeto: Dia do Voluntariado
Descrição: Esta escola foi premiada pela sua atividade anual Dia do Voluntariado que visa melhorar os espaços físicos da escola. Neste dia, a comunidade educativa une-se em prol do bem comum num trabalho comunitário, para fazer da escola um local de bem-estar. Para tal, executam diferentes trabalhos, designadamente pintura de paredes interiores e exteriores, contando com a contribuição de todos (cada um traz os equipamentos e materiais possíveis - pincéis, tintas, tecidos, plantas e sementes, etc.), numa atividade de partilha, em que alunos, pais, professores e assistentes operacionais colaboram para uma Escola Melhor e mais cidadã.

Prémio
Estabelecimento de Ensino: Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio
Projeto: Meninos do Planeta Luz
Descrição: Projeto através do qual se criam histórias originais, numa autoria dos alunos das turmas com alunos com necessidades educativas especiais, ilustradas e traduzidas em SPC, permitindo, desta forma, oportunidades de leitura para todos. Deste projeto resultou a edição de uma coletânea de textos em dois volumes, promovendo a "Leitura Inclusiva".

Menções honrosas atribuídas
na CATEGORIA DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA


Menção Honrosa
Estabelecimento de Ensino: ISSSP – Cooperativa de Ensino Superior de Serviço Social
Nome do curso: Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Economia Social
Descrição: Pós-Graduação destinada a dirigentes e a profissionais, com formação disciplinar de base diversificada, que assumam funções de direção e gestão em organizações da economia social. Visa, igualmente, proporcionar o acesso a competências de gestão a jovens licenciados e mestres na área das Ciências Sociais e do Trabalho Social que pretendam desenvolver uma atividade (individual ou coletiva), a fim de assegurar o acesso ao mundo do trabalho.

Prémios atribuídos
​na CATEGORIA PRÉMIO ESPECIAL PERSONALIDADE DO ANO


Prémio
Nome da premiada: Celmira Macedo
Proponente: Associação Leque - Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais
Biografia: Nascida em Angola em 1971, tirou o curso de Educação para a Primeira Infância em 1992 e, em 1998, começou a trabalhar com crianças com necessidades especiais. Doutorou-se, em 2013, em Educação Especial, pela Universidade de Salamanca, tendo, durante 10 anos, desenvolvido inúmeras respostas sociais no âmbito das necessidades especiais. Em 2009 fundou a Associação LEQUE, que atualmente preside em regime de voluntariado, e continua a desenvolver projetos de Inovação e Empreendedorismo Social e Educação Inclusiva, sendo igualmente formadora e Docente Universitária (ISCE Douro). É ainda autora do livro “Escola de Pais. NEE”, bem como criativa e coordenadora do Projecto EKUI, projeto este diversas vezes premiado e que tem como objetivo contribuir para um mundo sem barreiras de comunicação.

VOLTAR
Revista ES n.08 ― ​abril 2020
Imagem
Rua Américo Durão, n.º 12-A, Olaias, 1900-064 Lisboa
cases@cases.pt